Em um cenário dinâmico e complexo, esse processo emerge como uma peça fundamental para assegurar a estabilidade e a proteção do seu patrimônio. Conheças os principais benefícios e vantagens do Planejamento Patrimonial e Sucessório:
Preserva a vontade do formador do patrimônio
Possibilita organizar a divisão dos bens com antecedência, da forma que entender o formador do patrimônio, respeitados os limites legais.
Possibilita proteção patrimonial
Ao planejar a sucessão, é possível ainda adotar medidas para resguardar seu patrimônio contra possíveis credores. Estratégias como a criação de holdings, trusts e offshores podem fortalecer a proteção patrimonial.
Diminui despesas
Em regra, reduz consideravelmente as despesas relacionadas à transmissão dos bens, tais como taxas de inventário, honorários advocatícios, dentre outras despesas relacionadas a disputas pelo patrimônio entre os sucessores, principalmente com processos.
Minimiza conflitos familiares
A divisão clara e antecipada do patrimônio reduz potenciais disputas entre herdeiros, preservando relações familiares e evitando litígios.
Reduz a carga tributária
Adotando determinadas estratégias é possível reduzir a carga tributária incidente sobre a transmissão de bens, em alguns casos, até eliminando ou diminuindo consideravelmente o valor a ser recolhido a título de ITCMD. Neste sentido, conduzir uma análise tributária cuidadosa é fundamental para identificar oportunidades de economia tributária.
Afasta o judiciário
Soluções judiciárias nem sempre são rápidas, e as etapas de transferência de bens podem ser demoradas. O Planejamento Sucessório antecipa essas questões, reduzindo o tempo de espera e a burocracia envolvida. Isso proporciona uma transição mais eficiente e menos sujeita a entraves legais.
Evita a inacessibilidade dos bens
Durante o inventário, alguns bens podem ficar inacessíveis sem autorização judicial. O Planejamento Sucessório evita esse cenário, garantindo que ao menos parte dos bens possam ser usufruídos pelos herdeiros tão logo haja o falecimento do formador do patrimônio.
Permite a criação de regras de governança
Possibilita a criação de regramentos considerando a competência técnica e aptidões dos herdeiros para sucessão na atividade empresarial e na administração dos bens.
Tranquilidade e Segurança
Garante segurança ao ter a certeza de que seus entes queridos estarão amparados e seu legado preservado. O Planejamento Sucessório é uma expressão tangível do seu cuidado com o futuro de sua família.
Conheça os Impactos da Reforma Tributária no ITCMD e mudanças legislativas.
Nossos especialistas desenvolveram um eBook detalhando estratégias de Planejamento e Sucessório. Clique e confira.