Como abrir um negócio

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Confira as etapas e as obrigações legais para se tornar um empreendedor

Mais de 1,3 milhão de empresas foram abertas no Brasil, em 2022; País ocupa, atualmente, a sétima posição no ranking dos países com mais empreendedores

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre os índices crescentes de empreendedorismo no Brasil. Entender o processo de um negócio nem sempre é fácil, porém necessário para o início de qualquer empreendimento.

Antes da tomada de decisão, é fundamental que seja feito um estudo de mercado para, assim, identificar o potencial do produto, da praça, futuros clientes e suas necessidades.

Abrir o próprio negócio representa disposição para identificar problemas e oportunidades, além de colocar em prática alguns diferenciais de atuação em segmentos econômicos diversos. Para que tudo aconteça corretamente, é essencial a contratação de uma assessoria jurídica que acompanhe a abertura e regularização, além dos trâmites do tipo de negócio e da tributação, por exemplo.

Dados sobre este mercado animam: só no primeiro quadrimestre de 2023, mais de 1,3 milhão de empresas foram abertas no Brasil, segundo informações do boletim do ‘Mapa das Empresas’, publicadas pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (SEPEC) do Ministério da Economia. Um número expressivo para quem ocupa a sétima posição no ranking dos países com mais empreendedores, como registrou a pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em parceria com o Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade.

Considerando este aquecimento e oportunidades de negócios, preparamos um “check list” das etapas e obrigações legais para se tornar um empreendedor.

Pesquise a viabilidade do negócio

Preparar um plano de negócios sólido e realizar pesquisas de mercado para avaliar a viabilidade são passos fundamentais para empreendedores nas etapas iniciais. Nessa fase é fundamental que tal diagnóstico compreenda os mais diversos aspectos do empreendimento, como análises de mercado, estratégia de marketing, definição de estrutura organizacional, projeções financeiras, entre outros.

  • Pesquisas de Mercado

Trata-se do estudo de um nicho para estimar a viabilidade do produto ou serviço. Antes de abrir um negócio, deve-se coletar e analisar informações sobre consumidores e concorrentes. A partir desses dados, é possível focar nas melhores estratégias para implantar sua ideia no mercado.

  • Marketing

Para alcançar os melhores resultados em um determinado negócio, é necessário que um bom planejamento seja feito. Nesse contexto, investir em marketing inteligente permite um fácil acesso aos recursos e ferramentas que contribuem para uma otimização do trabalho.

  • Fatores de risco e viabilidade financeira

É extremamente importante identificar e avaliar os riscos associados ao negócio. Isso envolve considerar fatores como riscos financeiros, legais, operacionais, de mercado e de concorrência. As projeções financeiras, inclusive, ajudam a avaliar a viabilidade financeira do negócio e a identificar as necessidades de financiamento.

Quer saber mais? Confira o nosso conteúdo sobre “Como definir o tipo legal do negócio a ser aberto”.